Caçadores de Obras-Primas

Longa narra resgate de milhões de obras de arte roubadas por nazistas

30598Baseado no livro de Robert M. Edsel, o filme Caçadores de Obras-Primas, que estreia em 14 de fevereiro, foca a trajetória do batalhão especial, organizado para recuperar as obras de arte roubadas pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial.

Estima-se que Hitler e seus aliados tenham se apossado de mais de cinco milhões de objetos de arte, entre eles a Madonna, de Michelangelo; obras únicas de Rembrandt, Leonardo da Vinci e Vermeer, de lugares como igrejas, museus e até coleções particulares pelo mundo.

Apaixonado por arte, o líder nazista sonhou, ainda jovem, em ser artista e arquiteto, porém teve sua matrícula recusada por uma comissão de especialistas da Academia de Belas-Artes de Viena. E foi em 1938 que o Fürher começou a idealizar o grandioso museu em Linz, que abrigaria desde a sua coleção particular – iniciada em 1920 – até os objetos confiscados durante a guerra, o qual receberia o nome de Fürhermuseum.

Porém, não seria um simples espaço. A ideia era reformar as margens do Danúbio em um distrito cultural como em Florença, mas com amplas avenidas, um teatro pra Óperas, um cinema, um salão para concertos sinfônicos, uma biblioteca,
pistas paras pedestres e parques, além de um enorme mausoléu para instalar seu túmulo. E no centro ficaria o Fürhermuseum – que seria o maior museu do planeta.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O longa combina momentos de tensão, humor e belas imagens de inúmeros objetos de arte, e retrata com maestria a missão de resgate iniciada em 1943 e que se estendeu até 1951.

O elenco conta com astros como George Clooney – que também assina a direção –, Matt Damon, Bill Murray, Cate Blanchett, John Goodman, Jean Dujardin, Hugh Bonneville e Bob Balaban, que reforçam a importância da arte na história mundial.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

De acordo com o crítico e historiador de arte mineiro Frederico Morais, a arte não pertence aos museus, às galerias de arte, ao governo, aos colecionadores, e no limite da interpretação, não pertence aos artistas. A arte não pertence a ninguém. A arte pertence a todos. A arte é um bem comum da humanidade.

Ficha técnica:
Caçadores de Obras-Primas (The Monuments Men)
Direção: George Clooney
Gêneros: história, aventura, guerra (1h58)
País: EUA/Alemanha

Comments
  1. Cassie | Responder

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *