Dez anos de colecionismo

Colecionadora mostra os postais que deram início ao acervo

Em 2002, Raquel Belchior, 36 anos, viu três postais da BCP, ficou admirada com a qualidade e os guardou. Entretanto, ela já tinha um do Kiss, do show de 1999. “Quando você comprava o ingresso para o show ganhava o postal. Guardei e fiquei admirada em vê-lo, pois foi bem antes de resolver, de fato, colecionar postais”, afirma.

Raquel Belchior coleciona postais há dez anos (Foto: Tarcila Zonaro)

A coleção já chegou a contar com mais de 30 mil postais, mas hoje tem em torno de 5 mil. “Me desfiz de muitos e comecei a focar os de filmes, música, séries de TV e de gatos”, destaca a colecionadora.

Raquel também é responsável por organizar os encontros oficiais de colecionadores de postais publicitários, em São Paulo. Confira como foram o 5º encontro e o 6º encontro.

Postais da BCP: os primeiros da coleção (BCP: companhia de celular brasileira, que iniciou as operações em maio de 1998, e foi adquirida pelo grupo América Móvil (Claro), em 2003) (Foto: Tarcila Zonaro)

Postal de divulgação (década de 1960) da rede de Hotéis Hilton: um dos primeiros postais publicitários do mundo que Raquel ganhou de um colecionador (Foto: Tarcila Zonaro)

Postal da extinta banda ‘gram’, que contava com a irmã da colecionadora como vocalista. A mídia foi criada como convite para o show de lançamento do CD, em 5 de agosto de 2004, que ocorreu na BLEN BLEN, em São Paulo (Foto: Tarcila Zonaro)

Postal do show do Kiss (1999), e os primeiros importados do jornal italiano ‘La Gazzetta dello Sport’ (Foto: Tarcila Zonaro)

Coleção da Claro foi uma das mais difíceis para ser completada, devido a raridade dos cartões da Disney (Foto: Tarcila Zonaro)

Interessada em um postal do Bono, vocalista da banda U2, a colecionadora contou com ajuda da amiga Isabel, que trouxe um de Portugal; e o postal do Martini que veio com cartão holográfico (Foto: Tarcila Zonaro)

Primeiros postais adquiridos por meio de troca com um colecionador do Espírito Santo. Foram impressos apenas 100 para divulgar a exposição fotográfica de um amigo do colecionador, que recebeu dois exemplares de cada e repassou um para Raquel (Foto: Tarcila Zonaro)

Postais criados por Raquel como lembrança dos encontros de colecionadores de postais publicitários, que ocorrem em São Paulo. À direita do 2º encontro e à esquerda do 3º encontro (Foto: Tarcila Zonaro)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *