O tempo não para!

No último dia 8 de novembro, o atual presidente da DIMEP, Dr. Dimas de Melo Pimenta II, lançou o livro do Museu do Relógio

A coleção de relógios do Professor Dimas de Melo Pimenta começou em 1950, mas o museu foi inaugurado em 1975, e temporariamente fechado no ano 2000 em função de sua partilha de bens. Nesta época, o acervo contava com mais de 900 peças. E foi no dia 13 de abril de 2005, que seu filho, Dimas de Melo Pimenta II, reabriu o museu com cerca de 600 itens, onde funciona atualmente no terceiro andar da DIMEP.

São exemplares de várias partes do mundo e diversas épocas, com o objetivo de retratar o desenvolvimento tecnológico pelo qual os medidores de tempo passaram pela história da humanidade.

Livro do Museu do Relógio

Alemão de Mesa | Com detalhes construtivos de alta qualidade este relógio de mesa, provavelmente, foi fabricado por um artesão que se identificou como “Üller Nider Alt”, conforme inscrição na parte intermediária superior do mostrador da peça. Origem: Alemanha. Período: transição entre os séculos XVII e XVIII (Imagem: tarcilaz)

A ideia de iniciar a coleção começou quando o Professor Dimas visitou a cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo. Ele viu um relógio de bolso, de prata lavrada, com mostrador em esmalte decorado em uma relojoaria da praça principal da cidade. Entrou e adquiriu o item, e desde então, não parou mais.

O livro de acabamento refinado conta com 254 páginas e os textos em dois idiomas: português e inglês.

Cronômetro Marítimo | Produzido pela empresa Thomas Hewitt, com nº de registro 3.011, este cronômetro de navegação marítima destina-se a proporcionar – a oficiais de náutica e navegação – o cálculo correto da longitude (o posicionamento leste-oeste) de suas embarcações. Origem: Inglaterra. Período: segunda metade do Século XIX (Imagem: tarcilaz)

Serviço:
Museu do Relógio Profº Dimas de Melo Pimenta
Av. Mofarrej, 840 – Vila Leopoldina – São Paulo – SP
Somente com agendamento:
Telefone: (11) 3646-4000 e e-mail: museudorelogio@dimep.com.br
Horários:
De 2ª à 6ª e todo último sábado de cada mês das 09h às 11h30 e das 14h às 17h.
Obs: O museu não abre em feriados e vésperas.
– Entrada gratuita.
– Visita monitorada.
– Acesso para deficientes.
Para mais informações: http://www.dimep.com.br/museu-do-relogio

“Colecionar é eleger o que deve permanecer para o futuro.”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *