Trocando experiências de vida… e papéis de carta

No dia 15 de agosto ocorreu mais um encontro de colecionadoras de papéis de carta

Valdete Araujo de Carvalho, Patrícia de Oliveira, Fernanda Allegro e Flávia Romanha, entre outras colecionadoras, têm um interesse em comum: colecionar papéis de carta. Muitas trazem este hábito da década de 1980 e se reuniram em São Paulo para mais uma vez resgatar o passado e renovar o acervo, trocando os repetidos.

Uma das personagens que integram a coleção de Valdete, 36 anos, é a Alice, de Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll). A colecionadora conta que criou uma forma de incentivar as próximas gerações a colecionar papéis de carta. “Dei uma pasta com alguns papéis da Alice para a filha de uma amiga minha que está com 3 meses de vida. Além de ficar encantada e achar o presente original, ela decidiu dar continuidade à coleção para a filha”, contou a colecionadora de São Paulo.

01_papeis

Valdete Araújo e uma das personagens favoritas: Alice (Foto: tarcilaz)

Patrícia, que mora em São Caetano do Sul (ABC Paulista), estava de mudança marcada, mas não perdeu o evento. “A minha mudança está agendada para hoje, às 16 horas. Já está tudo encaixotado”, relatou a colecionadora de 33 anos.
Ela afirmou que a coleção a ajudou a reencontrar uma amiga de infância. “Estava comprando papel de carta em uma loja e a proprietária comentou que conhecia outra moça que também colecionava, e que se chamava Simone. Ela me passou o telefone dessa moça e, ao ligar, reconheci a voz da minha amiga na hora, pois crescemos juntas. Passamos a nos encontrar constantemente”.

04_papeis

Valdete seleciona exemplares de Patrícia para troca (Foto: tarcilaz)

Fernanda Allegro mora em Buenos Aires há 5 anos, mas não perde os encontros
de São Paulo. Ela contou que coleciona há 25 anos. Com um acervo em torno de 13 mil papéis, os preferidos são da série ‘Precious Moments’, que se assemelha ao Amar é…
Além de se divertir, a colecionadora de 32 anos afirma que a coleção proporciona entrar em contato com pessoas do mundo inteiro. “A gente cria uma grande rede de amigos. E, consequentemente, conhece outras culturas, estuda outros idiomas. É interessante, vale a pena“, destacou.

02_papeis

Fernanda Allegro veio de Buenos Aires especialmente para trocar papéis de carta com as amigas do Brasil (Foto: tarcilaz)

Leia mais sobre Flávia Romanha, a maior colecionadora de papéis de carta do Brasil.

03_papeis

Papel de carta do Stitch, do desenho Lilo and Stitch (Disney) (Foto: tarcilaz)

05_papeis

Encontro reuniu cerca de 20 pessoas (Foto: tarcilaz)

 

Comments
  1. maria helena de lima | Responder
  2. vanessa | Responder
  3. Bárbara | Responder
  4. francine fichtler | Responder
  5. Koleções | Responder
  6. gi | Responder
  7. Maria Lúcia | Responder

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *