Coleção que inspira criatividade

O blog Postais Publicitários Brasil foi lançado com o objetivo de aproximar colecionadores de todo o país

Laura Rangel é designer e coleciona Postais Publicitários. Em seu blog, que completa 1 ano no dia 1º de abril, ela destaca curiosidades e outras aventuras sobre esse tipo de coleção. A carioca de 28 anos sempre teve paixão por coleções: “Já colecionei caixinhas de fósforo, figurinhas, chaveiros, entre outros. E como sempre me interessei por Publicidade – desde propagandas em revistas à televisão – então, resolvi colecionar os postais publicitários”.

Laura Rangel (Foto: Divulgação)

Laura Rangel (Foto: Divulgação)

A paixão pelos cartões começou há 5 anos quando uma professora usou postais como exemplo para uma aula de Semiótica: “Ela mostrou uns da Absolut Vodka e eu achei aquilo tudo lindo, criativo e com ótimo acabamento gráfico. Dali em diante, comecei a procurar em todos os cantos”.

Ela afirma que é uma colecionadora desorganizada e não sabe quantos postais possui, mas arrisca dizer que o acervo está em torno de 4 mil cartões. No início, pegava todos os que tinha acesso, mas com o passar do tempo resolveu selecionar, e hoje foca aqueles postais modernos, inusitados e que provocam interesse, ou seja, que têm uma ideia original.

A colecionadora começou a manter contato com outros apaixonados por postais publicitários por meio de redes sociais, como o orkut, e foi assim que começou a organizar os encontros no Rio de Janeiro. “Desde o primeiro evento procurei levar algo novo para os colecionadores e tenho conseguido obter apoio de empresas relacionadas a cartões postais publicitários”, comentou Laura.

Afirmar que Colecionismo é doença ou maluquice não a agrada: “Considero um hobby! Tem gente que frequenta a academia, que gosta de games, de andar de bicicleta, fazer crochê ou tricô. Ter uma coleção é uma forma de manter a ‘cuca boa’. É uma maneira de se divertir, de se distrair e aprender”.
Ela ainda destaca que um designer tem que manter a “cultura visual” em dia e a análise de postais publicitários é uma das inúmeras alternativas.

Além da coleção, a designer já mostrou o seu talento em um concurso de postais promovido pela rede de restaurantes Spoleto. No concurso Festival Del Sole, Laura ficou em 7º lugar.

Laura e o cartão vencedor do consurso "Festival del Sole" promovido pelo Spoleto

Laura e o cartão vencedor do consurso promovido pelo Spoleto (Foto: Divulgação)

Todo cuidado é pouco

Conservar os cartões é importante e imprescindível. Por isso, álbuns são os melhores suportes para a organização dos postais, mas Laura também utiliza caixas de sapato, sorvete, entre outras. Entretanto, ela não recomenda as de sapato: “O papelão desse tipo de caixa é muito ácido, e essa acidez passa para os postais com o tempo, deixando-os amarelados, com fungos, iguais aos livros antigos”.

Retrospectiva

Para celebrar o 1º aniversário, a equipe Koleções selecionou alguns dos posts mais interessantes do blog ppbrasil.wordpress.com. São 11 tópicos para inspirar novos corações. O 12º você confere dia 1º de abril!

Março de 2010 – Festival Cine Favela
Fevereiro de 2010 – Correios lança campanha contra a Aids
Janeiro de 2010 – Felicidade Interna Bruta
Dezembro de 2009 – Sou legal no trânsito
Novembro de 2009 – Campanhas Sociais em Postais
Outubro de 2009 – Coleções
Setembro de 2009 – Segunda Fase – Lei Anti-fumo
Agosto de 2009 – Calendário de Agosto da MiCA
Julho de 2009 – Especial 40 Anos do Homem na Lua
Junho de 2009 – Xixi no Banho!
Maio de 2009 – Raspe e Ganhe
Abril de 2009 – Blog no Ar!!

postcard

Comments
  1. Laura Rangel | Responder

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *