Koleções, a rede dos colecionadores

Lançamento de projeto sobre colecionismo animou o intervalo da UniSant’Anna

Terça-feira, dia 16 de março de 2010, às 20h50, ocorreu o lançamento oficial da rede Koleções. Os alunos foram recebidos para o intervalo ao som de Pela Internet, de Gilberto Gil. Muitos abordaram os promotores, que distribuíam postais personalizados com várias informações sobre o universo do colecionismo.

O projeto, que faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos Charles Antunes Leite e Tarcila Zonaro, do 4º ano de Jornalismo (campus Santana), conta com uma rede socialblog, perfil no twitter e página no facebook. “Será um espaço para compartilhar histórias sobre coleções e fazer amigos”, afirma Antunes.

A principal curiosidade estampada no cartão postal distribuído aos alunos foi a da extinta goma de mascar Ping Pong, que chamou a atenção e foi acompanhada de um chiclete com figurinha da marca Buzzy. “O objetivo foi resgatar a satisfação da infância com o ato de colecionar figurinhas de chiclete. O fabricante do Ping Pong, pioneiro na produção de gomas com figurinhas colecionáveis, abriu espaço para o Ploc nas décadas de 1980 e 1990, e agora, para o Buzzy”, explica Tarcila.

01_promoters

Da esquerda para direita: os promoters Almir Spinelli e Juliana Maggi e os estudantes de Jornalismo Charles Antunes e Tarcila Zonaro (Foto: Rodrigo Cezzaretti)

02_promoters

Alunos são surpreendidos com ação de divulgação da rede para reunir colecionadores (Foto: Rodrigo Cezzaretti)

03_promoters

A divulgação do projeto Koleções ocorreu em frente à Biblioteca da UniSant’Anna, campus Santana (Foto: Rodrigo Cezzaretti)

Confira as curiosidades sobre coleções impressas no postal distribuído aos alunos:

Ping Pong
Em 2002, o fabricante do Ping Pong vendeu 160 milhões de chicletes com as figurinhas de Sandy & Junior em apenas 90 dias.

Coleção de Cartões Postais
Em 1869, o professor vienense Emmanuel Hermann criou o cartão postal com a intenção de baratear o custo da emissão de breves mensagens e aumentar o lucro dos correios.
No Brasil, o professor da Universidade de Brasília Antonio Miranda é considerado o maior colecionador de postais, com um acervo de mais de 200 mil cartões. Miranda é autor do livro O que é Cartofilia.

Dia 5 de março – Dia do Filatelista Brasileiro
Dia 1º de Agosto – Dia do Selo

O Brasil foi o primeiro país das Américas a adotar o selo postal como comprovante de franqueamento. O primeiro selo brasileiro, o Olho de Boi, foi lançado em 1843 pelo Imperador D. Pedro II, nos valores de 30, 60 e 90 réis.

Coleção: ter e manter
A Revolução Industrial mudou o ato de colecionar, pois abriu caminho para o cidadão comum reunir objetos produzidos em série, como selos, brinquedos, postais, discos, revistas, entre outros.
O que leva o homem a colecioná-los?
Por meio deles é possível reviver memórias da infância, recuperar fragmentos do passado e manter a memória viva.

04_promoters

Promoters exibem postais acompanhados de chicletes com figurinhas (Foto: tarcilaz)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *